quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

São Judas realiza visita técnica no Presídio Central de Porto Alegre

Acadêmicos do curso de Direito realizaram uma visita técnica ao Presídio Central de Porto Alegre, na última sexta-feira, 9 de dezembro. O grupo foi acompanhado pelo professor Fabiano Justin Cerveira, coordenador das Atividades Complementares, e pela professora Graciela Thisen, diretora acadêmica das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.
O grupo foi recebido pelo capitão Vinicios Ayres e pela soldado Lizandra Lopes, da Assessoria de Assuntos Estratégicos do PCPA. O primeiro local a ser visitado foi a galeria E1 onde ficam os detentos que passam por tratamento de dependência química e que participam do projeto Direito no Cárcere, único realizado no Brasil no sentido de habilitar os presos a se inserirem novamente na sociedade. A iniciativa foi idealizada pela advogada e jornalista Carmela Grune.
Após, os alunos estiveram na galeria onde moram os presos/trabalhadores, no setor de Atividades de Valorização Humana (AVH), na Escola NEEJA Desembargador Alaor Terra, na Unidade de Saúde. Durante a passagem pela AVH, o detento A. presenteou a diretora acadêmica com uma de suas obras.
Ao final do roteiro, o grupo teve uma palestra com o major Carlos Magno, subdiretor da casa. Ele apresentou dados do maior presídio da América Latina construído em 1959. Atualmente, mais de 4,8 mil homens estão presos no local, quando a capacidade é de 1.905. Conforme o dirigente, 45,7% estão presos em função do tráfico de drogas. A população carcerária se concentra na faixa de 19 a 24 anos e o grau de escolaridade predominante é ensino fundamental incompleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário