terça-feira, 26 de março de 2013

Solenidade de prestação de compromisso da OAB: participação do Prof. Fabiano Cerveira 



Com o Auditório Guilherme Schültz Filho lotado, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, entregou as carteiras de identidade profissional para 40 novos advogados. A solenidade de Prestação de Compromisso foi realizada na tarde desta terça-feira (25). 

Compuseram a mesa também o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Sanseverino; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), conselheiro seccional Rafael Canterji; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Pedro Alfonsin; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; os conselheiros seccionais Regina Guimarães, Cristiano Lisboa Martins e Domingos Baldini Martin; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, conselheiro seccional Eduardo Zaffari; a Presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano, Elaine Pagani; da Comissão do Jovem Advogado, Fabiana Lang; da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Fabiano Justin Cerveira; e da Comissão de Seleção e Inscrição, Marcos Aguirre. 

Os aprovados no Exame de Ordem acompanharam o juramentista Douglas Marques Ferreira, em voz alta e com o braço direito em riste, comprometendo-se em "exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas". 

Em sua fala, Alfonsin destacou os diversos serviços e benefícios proporcionados pela CAA/RS, destacando a atuação nas áreas de saúde, lazer e educação. "O advogado e sua famílias também precisam de auxílio, por isso que temos à disposição o nosso Centro de Saúde. Nossos próximos objetivos são fortalecer a regionalização da CAA/RS, ampliar a transparência e criar vínculos com os jovens advogados", afirmou o vice-presidente da CAA/RS.
Após, Canterji abordou o orgulho e a emoção dos pais ao verem seus receber a carteira da OAB, uma instituição com 80 anos de história. "Essa profissão possui papel público altamente relevante. Neste sentido, a relação advogado/cliente deve ser de confiança recíproca". Segundo ele, ainda, a qualificação do profissional precisa ser permanente, pois os desafios intelectuais fazem parte da rotina da advocacia: "E, é justamente esse o trabalho da ESA".

Ao promover às boas-vindas aos novos colegas, Bertoluci enfatizou a história de lutas da OAB contras as arbitrariedades profissionais e cidadãs, ressaltando que os advogados são agentes cotidianos de transformação social. "Por isso que defendemos de forma incansável as prerrogativas da advocacia que são, na verdade, da própria sociedade. Desejo a todos uma caminhada com equilíbrio, harmonia, ética, combatividade e que produza realização existencial em prol do bem coletivo", declarou o presidente da Ordem gaúcha.

Fonte:  OAB/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário